domingo, 7 de outubro de 2007

Pontos de crochet

Olá minhas carinhas larocas! Então, prontas para mais uma lição da "gordita"?

Houve aí umas meninas que queriam aprender a fazer as malecas de trapilho. Bem... eu não sei fazer, mas uma amiga minha disse que me ia ensinar. E a primeira coisa a aprender é o tal de ponto baixo... ou lá como ela lhe chama!...

Fui ao site da Coats Crafts e descobri o mundo fantástico dos pontos de crochet, e no meio de todas aquelas coisas que eu não sei fazer lá estava o tal... o PONTO BAIXO! Vim logo correndo a mostrar-vos. Correndo não foi bem, mas eu esforcei-me...ih ih ih

Cá vai:

Faça 22 malhas (ponto de cordão).

Fig 1 - O primeiro ponto é feito na segunda malha a partir da agulha.






Fig 2 - Passe a agulha através da malha, tendo o cuidado de a inserir sob os dois lados da cadeia. Linha à volta da agulha.




Fig 3 - Puxe a linha através da malha. Existem agora duas laçadas na agulha. Linha à volta da agulha.







Fig 4 - Puxe a linha através das duas laçadas, ficando apenas uma laçada na agulha. Está completo o primeiro ponto baixo.


Fig 5 - No fim da carreira, só precisa de fazer uma malha ao alto para colocar a agulha na altura necessária. Vire o trabalho, conservando a agulha na mão direita.




Fig 6 - Introduza a agulha sob os dois lados da última malha da carreira anterior. Continue a fazer pontos baixos até ao fim da carreira, vire e assim sucessivamente.





A minha amiga disse-me que sem ovos não se fazem omeletes, e que sem saber bem os pontos não se podem fazer malecas! Ai sua grande malvada... falaste-me em comida. Agora fiquei cheia de fome e eu que me ando a esforçar tanto para ficar mais esbeltazita para vos mostrar uma fotinha aqui da je... com a minha "flower papeu"!

Espero que tenham percebido a receita do PONTO BAIXO. Brevemente vou mostrar o PONTO ALTO que a minha amiga diz que também dá jeito (?!?!?!)

Beijocas nessas carinhas fofas! A "gordita" adora-vos! ih ih ih

Fiquem bem.

6 comentários:

claudia disse...

Ola!Obrigada pela visita ao nosso blog! Gostei imenso das tuas ideias, principalmente as embalagens..uaua! Adorei mesmo! Vou voltar e espero que voltes também aos nossos, pois temos um outro, o Discount onde vendemos materiais!

Dra. Laura Alho disse...

Sim senhora :) Aprende-se por aqui!! :)

Angélika disse...

Eu tenho um problemazinho com crochet... nunca consigo manter os pontos com a mesma "largura"... ora faço-os muito apertados ora muito largos... será defeito meu???
Há algum truque para evitar isto???
:S

Beijokinhas
Adorei o teu blog, vou linká-lo ;)

Anónimo disse...

Querida Angélika
Esse problema resolve-se com a prática, muita prática. Tente fazer as malhas com a mesma largura e treine bastante. Quando der por isso já está fazendo tudo direitinho.
Pode também ver se está a usar o tipo de agulha e grossura de linha ideal pra si! Sabe que certas pessoas aconselham determinados tamanhos de agulha e de grossura da linha. Mas há pessoas que se adaptam muito bem a determinados tamanhos e não conseguem trabalhar com outros.
Experimente várias espessuras de agulha e de linha. Com certeza uma delas dará melhor resultado. E acima de tudo tem de treinar muito e fazer algum exercício de auto-disciplina para tentar fazer as malhas do mesmo tamanho e manter sempre a mesma pressão na linha enquanto trabalha. A pressão que se exerce na linha também é importante. Se apertar muito o ponto fica apertado, se afrouxar o ponto fica mais "fofo". Tente manter a mesma pressão ao longo de todo o trabalho.
Beijinhos querida e volte sempre.

Carina H. disse...

Ola!
Obrigada pela tua visita!
tou a ver aqui aprende-se! ja andava com ideias de fazer 1 malinha em trapilho agr com as tuas dicas vou experimentar!
Bjs

Angélika disse...

Obrigada linda por todos os conselhos :)

Se calhar a parte das linhas e das agulhas também deve ser imortante mesmo, nunca me tinha ocorrido... vou experimentar e experimentar ;)

Adorei as carinhas larocas LOOOL

Espreita os ratitos que tenho no meu blog... "quem me dera ter um assim :P hehehe "

Para mim é quase um mistério como se fazem aquelas fofuras de ratitos, mas quem sabe tu consigas desvendar ;)

Beijos
Angélika